Em termos simples, um plano de negócios é um documento que define os objectivos do seu negócio e descreve como atingir esses objectivos. Neste guia, descreverei em pormenor todos os passos na criação de um plano de negócios que o ajudará a abrir um negócio de sucesso . Um plano de negócios bem pensado é a chave para o sucesso de qualquer empresário, independentemente dos objectivos que ele estabeleça para si próprio – desde atrair investimentos ao desenvolvimento de um plano para o crescimento estratégico da empresa.
Aqui estão as quatro regras básicas para a elaboração de um plano de negócios:
1. Seja breve.
O seu plano de negócios deve ser curto e conciso. Esta exigência deve-se a duas razões:
O seu plano de negócios deve ser tal que o leitor tenha o desejo de o ler na íntegra. Quem quer perder tempo com um documento que tem 40 (e por vezes todas as 100) páginas?
Como ferramenta para o crescimento e desenvolvimento do negócio, o plano de negócios deve mudar com a sua empresa. Um documento longo é mais difícil de trabalhar, o que significa que um plano de negócios demasiado longo é mais susceptível de ficar empoeirado na prateleira.
2. Conheça o seu público.
Escreva um plano de negócios numa língua que o seu público alvo possa compreender. Por exemplo, se a sua empresa está nas ciências e os seus potenciais investidores não compreendem terminologia complexa, deve adaptar as necessidades dos seus investidores.
Aqui está um exemplo de terminologia demasiado complexa:
“A nossa tecnologia é um dispositivo de ligação única para máquinas CPAP. Quando ligado a uma máquina CPAP, o nosso produto fornece ventilação não invasiva de dupla pressão”.
Simplificado:
“O nosso produto é um dispositivo fácil de usar que substitui os ventiladores médicos tradicionais e não requer uma ligação eléctrica. O custo do nosso produto é de 1/100 do custo de um ventilador tradicional”.
Foco nos investidores. Descreva o seu produto da forma mais simples possível e evite termos complexos. É melhor obter informações mais detalhadas em apêndices.
3. Não tenha medo.
A maioria dos empresários não são especialistas em negócios. Não têm formação especial, e são forçados a aprender à medida que vão avançando. Escrever um plano de negócios pode parecer uma tarefa assustadora, mas não é. Se sabe e gosta do que quer fazer, não será difícil para si escrever um bom plano de negócios e ajustá-lo à medida que o seu projecto se desenvolve.
Além disso, não é de todo necessário criar imediatamente um plano de negócios completo e detalhado, cuja estrutura será descrita neste artigo. É melhor começar com um simples plano de negócios de uma página e desenvolvê-lo num documento mais detalhado.
4. Vejam um plano de negócios de exemplo.
Antes de escrever um plano de negócios, é melhor olhar para um exemplo de plano de negócios para uma empresa da sua indústria (café, salão de beleza, lavagem de carros, loja online). Será capaz de compreender como deve ser, como fazer cálculos correctamente, o que incluir num plano de negócios, características da indústria, etc. Pode procurar exemplos na Internet – basta escrever na barra de pesquisa, por exemplo, “plano de negócios da cafetaria” ou “plano de negócios da barbearia”.
Seis coisas que precisa de incluir num plano de negócios
Tendo tratado das regras básicas para escrever um plano de negócios, passemos à descrição da estrutura do documento. No resto deste artigo, vou cobrir o que fazer e o que não fazer do seu plano de negócios, listar as principais projecções financeiras, e fornecer ligações a recursos adicionais para o ajudar a escrever um documento inteligente.
Lembre-se que o seu plano de negócios não é um documento aborrecido que não tenha nada a ver com a prática. Um bom plano de negócios é uma ferramenta que o pode ajudar a construir um negócio mais eficiente e rentável. Este é um documento flexível ao qual voltará de tempos a tempos. À medida que vai conhecendo os seus clientes, identificando os pontos fortes e fracos de certas estratégias de marketing, avaliando a exactidão do planeamento e previsões orçamentais, irá constantemente fazer alterações ao seu plano de negócios. O seu plano de negócios define os objectivos que pretende atingir, e deve utilizá-lo para acompanhar o seu progresso e corrigir o seu curso.
1. Currículo
Um plano de negócios começa com um resumo – uma breve descrição do seu negócio e planos. O resumo não deve levar mais do que 1-2 páginas. Em alguns documentos, este capítulo é listado por último.
2. Oportunidades
Neste capítulo, deve descrever o que quer vender e como vai resolver o problema (satisfazer uma certa necessidade) no seu mercado. Também aqui é necessário prestar atenção à descrição do público-alvo e dos principais concorrentes.
3. Implementação
Como vai tirar partido desta oportunidade e lançar o seu negócio? Aqui deve descrever o seu plano de marketing, plano de vendas, operações e taxas de sucesso.
4. Equipa e empresa
Para além de ideias atractivas, os investidores procuram também boas equipas de especialistas. Neste capítulo, deve falar sobre aqueles que já trabalham na sua empresa, bem como enumerar os especialistas que planeia recrutar para a sua equipa. Se o seu projecto já começou, forneça informações sobre a forma jurídica e localização da sua empresa, bem como uma breve descrição da história da sua criação e desenvolvimento.
5. Plano financeiro
Qualquer plano de negócios deve incluir uma previsão financeira, que discutiremos em mais pormenor um pouco mais tarde.
6. Aplicação
As aplicações contêm imagens de produtos e informações adicionais.
Agora vamos olhar para cada capítulo com mais detalhe e tentar escrever um plano de negócios que causaria uma impressão favorável nos seus potenciais investidores e financiadores.