Escrever um plano de negócios para que ele seja compreensível, competente e com cálculos precisos é uma tarefa que parece impossível para muitos aspirantes a empreendedores. No artigo, provamos que você pode elaborar um plano de negócios por conta própria. O principal é saber em que consiste, quais cálculos devem estar nele baseados em uma área de negócios específica, levar em conta os erros típicos e não repeti-los.
O que procurar ao escrever plano de negócios?
Há uma atitude ambígua em relação ao planejamento de negócios no ambiente empresarial. Por alguma razão, alguns o consideram uma perda de tempo e esforço, porque “na realidade, tudo será bem diferente”. Sem dúvida, a vida fará ajustes em qualquer projeto, e no processo de implementação ele pode mudar além do reconhecimento. No entanto, o estudo preliminar do projeto é extremamente importante. É por isso:
Trabalhar em um como elaborar um plano de negócio estrutura as informações sobre o projeto e, em geral, seus pensamentos e idéias.
O como elaborar um plano de negócio define a seqüência e a duração das etapas, o que simplifica ainda mais o controle do projeto.
Ele ajuda a estudar adequadamente seu mercado futuro e seus concorrentes, o que significa que é melhor pensar sobre o conceito de um produto ou serviço.
Faz com que você analise os riscos e pense em maneiras de reduzi-los.
Define metas de projeto, e quando há uma meta específica mensurável, é mais realista alcançá-la.
Sobre o que escrever?
Se você está preparando um plano de negócios para si mesmo, e não para um banco ou um investidor, então não precisa ser um livro de 300 páginas. Será suficiente para cobrir brevemente algumas seções principais. Aqui estão os itens padrão que devem constar de qualquer plano de negócios:
Resumo ou “aperto” no projeto;
Descrição do projeto e da indústria;
Conceito de produto/serviço;
Plano de marketing ou plano de promoção;
Plano de produção/vendas;
pessoal;
Plano financeiro;
Rentabilidade e retorno do projeto;
Riscos do projeto.
Você precisa começar a trabalhar em um como elaborar um plano de negócio com uma análise SWOT. Você pode ler sobre isso e obter mais informações úteis sobre os meandros da elaboração de um plano de negócios aqui .
Se você precisar de um plano de negócios para um investidor, ou especialmente para um banco, pode ser útil contratar um consultor. Ele o ajudará a cumprir os requisitos de formato e a definir os sotaques certos.
Há muitas informações abertas na web sobre como conduzir uma pesquisa de mercado. Os erros mais comuns que muitos “tropeçam” são a falta de análise da concorrência e a superestimação dos dados de mercado. As informações sobre demanda e preços são fundamentais para analisar a eficácia de todo o projeto. Portanto, ao construir cálculos sobre dados incorretos, você está se enganando, antes de mais nada.
Que fontes você pode procurar por informações? Primeiramente, vários bancos de dados – Rosstat , Serviço Federal de Alfândega , compras estaduais e municipais, bem como mídia especializada, sites de fabricantes, distribuidores, etc. E, claro, pesquisas e pesquisas de campo, dependendo da escala e das especificidades do projeto.
O resultado da análise do mercado e dos concorrentes deve ser insumos específicos para o modelo financeiro do projeto: volume de demanda, funil de vendas, linha de produtos e preços.
O modelo financeiro é a base de qualquer projeto. Ele ajuda a traduzir seus planos para a linguagem dos números, mostra quais insumos e até que ponto afetará o lucro do projeto, estabelece KPIs alvo. O modelo financeiro é construído com base em todos os dados que foram coletados no processo de trabalho nas seções anteriores do plano de negócios. Mercado, plano de vendas, pessoal, despesas, impostos… O resultado do cálculo deve ser uma previsão dos fluxos de caixa (cash flow) e receitas / despesas para o projeto. A previsão mostrará quão interessante o projeto é economicamente, quão rapidamente os investimentos serão pagos e com que lucro você pode contar.
Se os números não lhe convêm, este é um motivo para reconsiderar alguns parâmetros iniciais. Talvez você precise tentar sobreviver com menos funcionários, ou mudar o local, ou ajustar o próprio produto. Concordo, é melhor fazer mudanças antecipadamente, e não depois do fato, quando dinheiro e tempo serão gastos.
A ferramenta mais fácil, conveniente e acessível para criar um modelo financeiro é o MS Excel . Mas se você ainda não tem experiência em modelagem financeira, você pode usar um programa pronto, como Alt-Invest ou Project Expert . Em tal programa, você precisará apenas inserir os dados iniciais, e ele mesmo fará todos os cálculos.
Como escrever um plano de negócios: instruções passo a passo
1. Resumo do projeto (introdução)
Na parte introdutória, você precisa descrever o produto (e em geral, o campo de atividade) e a situação no mercado, listar vantagens e desvantagens competitivas, apresentar brevemente a estrutura organizacional e a distribuição das finanças (investimento e própria). Você também pode indicar a rentabilidade e o desempenho esperado em termos de volume e qualidade de trabalho. Ou seja, seu como elaborar um plano de negócio deve ser delineado aqui e é desejável que seja o mais atraente possível.
2. Campanha de marketing
Aqui você precisa elaborar uma estratégia de promoção detalhada. Ela inclui: determinar o público-alvo, assim como as formas e o custo de atrair clientes, analisar o mercado e a concorrência, identificar os canais de vendas, marcar as etapas e os termos da conquista do mercado. É importante escrever um plano indicativo para suas vendas – isto o ajudará a imaginar os possíveis volumes de receita e renda.
3. Plano para a produção de bens e serviços
Este parágrafo descreve a organização da produção e as características da infra-estrutura, recursos de produção, áreas e equipamentos. Ele descreve o processo de produção e os métodos de controle de qualidade. Além disso, aqui você precisa fornecer um cálculo de investimentos e depreciação. O plano de produção permite entender com que dinâmica será possível aumentar a produção e como melhor construir a logística.4. Organização do fluxo de trabalho
A seção é dedicada à estrutura organizacional da empresa. Aqui você escreve um guia passo a passo para todos os funcionários, indicando tarefas e prazos, e também distribui autoridade e responsabilidade para cada um. Construa um sistema de controle e descreva os resultados esperados do trabalho.
5. Descrição dos bens/serviços
Isto é necessário para entender claramente qual produto/serviço você está lançando e imaginar, grosso modo, como são seus clientes potenciais, para criar uma imagem do público-alvo. Antes de fazer isso, é importante analisar o mercado para ter certeza de que você fornecerá um produto / serviço único ou se destacará de seus concorrentes. Aqui é necessário indicar claramente: o que o tornará melhor do que o resto e por que o cliente vai querer escolhê-lo? Obviamente, sucesso nos negócios significa ser competitivo.
6. Plano financeiro
Esta seção deve fornecer um orçamento com cálculos detalhados do custo do produto ou serviço, assim como lucros e perdas. Este é um planejamento tão minucioso do orçamento da empresa. Além disso, é necessário avaliar os custos: custos únicos de instalações e equipamentos, custos periódicos de salários, aluguel e outros pagamentos, matérias-primas, etc. Também indica o período de investimento (aproximado), o ponto de equilíbrio e o ponto de retorno.
7. Perspectivas de desenvolvimento e previsão de risco
Uma parte importante é a previsão dos resultados. Com base nos pontos anteriores e nos indicadores monetários, você precisa avaliar seu negócio. Isto inclui tanto a previsão do movimento das finanças como a previsão dos riscos. Um olhar objetivo sobre como será o projeto na realidade ajudará a corrigir as deficiências. Também é importante preparar e escrever maneiras de minimizar os riscos com antecedência.